Artistas

Louis Léger Vauthier

Louis Léger Vauthier | Bergerac, França (1815) - Paris, França (1901). Engenheiro francês que viveu no Recife entre 1840 e 1846. Projetou pontes, casas e outras construções, como por exemplo o Teatro Santa Isabel e o Mercado de São José. O Mercado de São José foi inicialmente desenhado por Louis-Victor Lienthier, então engenheiro da Câmara Municipal do Recife, e por correspondência, na França, Vauthier adaptou o projeto para o clima local.


Ver obras

Marianne Peretti

Marianne Peretti | Paris, França (1927). Artista plástica, vive no Brasil desde 1953. Destacou-se na criação de vitrais, esculturas e painéis para edifícios públicos e residências particulares no Brasil e na França. Em suas obras destacam-se colaborações a projetos do arquiteto Oscar Niemeyer. 


Ver obras

Aurora Lima

Aurora Lima | Recife, PE (1915) – Recife, PE (2016). Professora, artista e vitralista. Das técnicas artísticas que desenvovia, o vitralismo era a que mais lhe atraia. Aluna de Heinrich Moser (1886-1947), foi também uma das fundadoras da Escola de Belas Artes.


Ver obras

Heinrich Moser

Heinrich August Johann Moser | Munique, Alemanha (1886) - Recife, PE (1947). Ilustrador, pintor, escultor e arquiteto alemão. No Recife explorou a técnica de pintura e composição de vitrais. Junto a outros artistas fundou a Escola de Belas Artes do Recife.


Ver obras

Autor Desconhecido

autor(es) desconhecido(s)


Ver obras

Francisco Brennand

Francisco de Paula Coimbra de Almeida Brennand | Recife, PE (1927). Escultor, pintor e desenhista que desenvolve seu trabalho em diversos suportes, entretanto é mais conhecido pelo seu trabalho como ceramista. Na década de 1940, Brennand pinta principalmente naturezas mortas, flores e frutos com linhas e formas simplificadas, aplicando com predominância cores puras.


Ver obras

Ferreira

José Ferreira de Carvalho | Recife, PE (1949). Pintor, escultor, vitralista e ceramista brasileiro, além de murais em mosaicos e cerâmicas, produz desenhos e pinturas em diversas técnicas e suportes, predominadamente inspirados por temas locais.


Ver obras

Betânia Brendle

Maria de Betânia Uchôa Cavalcanti Brendle | Recife, PE (1956). Arquiteta, professora e pesquisadora. Sua pesquisa aborda Educação Patrimonial, Intervenções Urbanas (revitalização, conservação e restauro urbano), Preservação Ambiental, Conservação Integrada, Renovação Urbana e Nova Arquitetura em Áreas Antigas.


Ver obras

Casa Conrado

Casa Conrado | São Paulo, SP (1889). A Casa Conrado foi fundada pelo alemão Conrado Sorgenicht (1835-1901). Com mais de 100 anos de atuação, a fábrica especializada em vitrais é a primeira do gênero no país.

 


Ver obras

Gastão Formenti

Gastão Fomenti | Guaratinguetá, São Paulo, (1894) – Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, (1974). Pintor, desenhista, vitralista e cantor. Com seu pai, o italiano César Alexandre Formenti, contribui e produziu diversos vitrais e mosaicos. 


Ver obras