Artistas

Abelardo da Hora

Abelardo Germano da Hora | São Lourenço da Mata, PE (1924) - Recife, PE (2014). Foi artista plástico, professor e poeta modernista brasileiro, mundialmente conhecido.

Ver obras

Francisco Brennand

Francisco de Paula Coimbra de Almeida Brennand | Recife, PE (1927). Escultor, pintor e desenhista que desenvolve seu trabalho em diversos suportes, entretanto é mais conhecido pelo seu trabalho como ceramista. Na década de 1940, Brennand pinta principalmente naturezas mortas, flores e frutos com linhas e formas simplificadas, aplicando com predominância cores puras.


Ver obras

Cícero Dias

Cícero dos Santos Dias | Escada, PE (1907) - Paris, França (2003). Pintor modernista brasileiro. Na década de 40 teve atividade intensa no Brasil, interessando-se principalmente por murais.

Ver obras

Aloísio Magalhães

Aloísio Sérgio Barbosa de Magalhães | Recife, PE (1927) - Pádua, Itália (1982). Designer Gráfico e artista plástico, considerado um dos mais importantes designers gráficos do Brasil no século XX. 

Ver obras

Adão Pinheiro

Adão Odacir Pinheiro | Santa Maria, RS (1938). Pintor, cenógrafo, artista gráfico, desenhista, gravador, entalhador, professor de artes plásticas. Em Pernambuco participou do Ateliê Coletivo, em 1956. Foi também pesquisador do artesanato popular do Nordeste e da Cultura Africana.

 


Ver obras

Lula Cardoso Ayres

Luiz Gonzaga Cardoso Ayres | Rio Formoso, PE (1910) - Recife, PE (1987). Pintor modernista e programador visual. Dedicava-se sobretudo a temas locais.

Ver obras

Delfim Amorim

Delfim Fernandes Amorim | Póvoa de Varzim, Portugal (1917) - Recife, PE (1972). Arquiteto e professor, foi um dos responsáveis pela consolidação da a arquitetura moderna no Recife, ao lado dos arquitos Mario Russo, da itália, e Acácio Gil Borsoi.

Ver obras

Walter Kershaw

Walter Kershaw | Rochdale, Inglaterra (1940). Artista Plástico mais conhecido pelos seus murais em grande escala na Inglaterra e nas Americas.

Ver obras

Ferreira

José Ferreira de Carvalho | Recife, PE (1949). Pintor, escultor, vitralista e ceramista brasileiro, além de murais em mosaicos e cerâmicas, produz desenhos e pinturas em diversas técnicas e suportes, predominadamente inspirados por temas locais.

Ver obras

Maurício Silva

Maurício Silva de Albuquerque | Recife, PE (1960). Realiza a partir de 1979, pinturas, gravuras, desenhos esculturas. Utilizando um vocabulário plástico muito diversificado. A partir dos anos 90, vídeos, instalações, performances e fotografias acrescentam-se as técnicas tradicionais.

Ver obras

Grupo Carga e Descarga

O Grupo Carga e Descarga, formado em 1996, era composto pelos artistas Maurício Silva, Márcio Almeida, Flávio Emanuel e Dantas Suassuna. O grupo realizou intervenções urbanas, performances e videoarte no final da década de 1990, em Recife, envolvendo diferentes linguagens artísticas como vídeo, cinema, dança, teatro, música, entre outras. O primeiro trabalho do grupo foi o festival "Temporal PE". 

Ver obras

Jota Mendes

José Mendes da Silva | Recife, PE (1956). Autodidata iniciou na pintura em 1971. Realizou exposições individuais do norte ao sul do País, assim como participou de mostras coletivas no Brasil e no exterior.


Ver obras

Corbiniano Lins

José Corbiniano Lins | Olinda, PE (1924). Pintor e escultor, Corbiniano fez parte do Ateliê Coletivo de Olinda em 1952 e do movimento de Arte Moderna de Recife, também na década de 50. Realizou exposições individuais e coletivas no Brasil e outros países da América Latina e Europa. 


Ver obras

Petrônio Cunha

Petrônio dos Santos Cunha | Campina Grande, PB (1941). Artista e arquiteto, Petrônio desenvolve um vasto trabalho dentre as diversas técnicas que utiliza. Tem o desenho com principal fonte de sua criação. 

 


Ver obras

José Paulo

José Paulo Oliveira | Recife, PE (1962). Pintor, desenhista, escultor e gravurista, também cria objetos e utiliza de fotos e vídeos na sua poética artística. Participou de exposições individuais e coletivas no Brasil e exterior.


Ver obras

Malangatana

Malangatana Valente Mgwenya | Marracuene, Moçambique (1936 - 1911). Artista plástico e poeta conhecido mundialmente, desenvolveu principalmente técnicas clássicas tais como desenho, pintura e escultura. Foi um dos maiores artistas africanos de sua época.  


Ver obras

Antonio Duarte Montenegro

Antonio Carlos Duarte Montenegro | Recife, PE (19XX). Arquiteto, professor, restaurador e gestor cultural, Antonio coordenou vários projetos em prol de patrimônios culturais. 


Ver obras

José Cláudio

José Claudio | Ipojuca, PE (1932). Pintor, desenhista, gravador, escultor, crítico de arte e escritor, desenvolve temas regionais através de figurações. Participou de exposições no Brasil e na Europa. 


Ver obras

Mirella Andreotti

Mirella Andreotti | Itália (1927). Artista plástica italiana radicada em Recife desde 1950. Participou de exposições coletivas e individuais. Realizou painéis pelo Brasil, América do Norte e Europa. 


Ver obras

Paulo Werneck

Paulo Wernek | Rio de Janeiro, RJ (1907 - 1987). Pintor, desenhista e ilustrador. Introduziu a técnica do mosaico no Brasil, realizando diversos painéis e murais em parceria com vários arquitetos. 


Ver obras

Inalda Xavier

Inalda Xavier da Silva | Recife, PE (1930). Artista plástica pernambucana. Participou de exposições coletivas e individuais dentro e fora do Brasil.


Ver obras

Paulo Roberto

Paulo Roberto Barros e Silva | Arquiteto e ex Secretário de Planejamento do Recife


Ver obras

Christina Machado

Christina Machado | Belém, PA (1957). Radicada em Recife, desenvolve várias técnicas dentre elas a cerâmica. Cria objetos, esculturas e painéis que dialogam também com arquitetura e espaços públicos.


Ver obras

Rinaldo Silva

Rinaldo Silva | São Paulo, SP (2014). Artista radicado em Recife desenvolve várias técnicas durante a carreira, mas predomina com sua pintura. Consagrado nacionalmente, teve também trabalhos expostos fora do Brasil.


Ver obras

Betty Gatis e Jairo Arcoverde

Betty Gatis | Olinda, PE (1948). Artista plástica desenvolve trabalhos com cerâmica vitrificada e tecidos pintados. Jairo Arcoverde | Recife, PE (1940). Artista plástico formado, atua predominatente na pintura desenvolvendo trabalhos entre a figuração e o abstracionismo.  

 

 


Ver obras

Azulejos do século XVII

Em 1630, os holandeses deixaram no Convento de Santo Antônio a maior coleção de azulejos holandeses do século XVII fora da Europa. Anos depois, os portugueses redecoraram o convento com seus próprios azulejos, mas mantiveram as 923 peças holandesas, em branco e azul, que se diferenciavam por não apresentarem imagens religiosas, mas sim figuras de cavaleiros, barcos, animais, monstros marinhos, paisagens e jogos infantis – temas típicos da cerâmica dos Países Baixos da época.


Ver obras

Acácio Gil Borsoi

Acácio Gil Borsoi | Rio de Janeiro, RJ (1924) - São Paulo, SP (2009). Arquiteto, urbanista, professor. Lecionou na Universidade Federal de Pernambuco - UFPE durante 28 anos. Possui obras em vários estados brasileiros, com diversos programas: residências, edifícios públicos, comerciais e residenciais, além de incursões na área de urbanismo e patrimônio histórico.


Ver obras

Obra Coletiva

Em 2004, durante reforma da Casa da Cultura, os artistas plásticos Maurício Silva, Márcio Almeida e Flávio Emanuel criaram painéis em cerâmica e placas de acrílico que ocupam as fachadas de acesso ao prédio.


Ver obras

Hélio Feijó

Hélio Feijó | Recife, PE (1913 - 1991). Artista plástico, arquiteto e poeta. Foi um dos mais completos e inovadores artistas na história da arte pernambucana e deixou grande legado em murais, pinturas, cenários, caricaturas, gravuras, desenhos e artes gráficas.


Ver obras

Marianne Peretti

Marianne Peretti | Paris, França (1927). Artista plástica, de mãe francesa e pai pernambucano, vive no Brasil desde 1953, quando se mudou para São Paulo. Destacou-se na criação de vitrais, esculturas e painéis para edifícios públicos e residências particulares no Brasil e na França. Suas obras fizeram parte de diversas construções do arquiteto Oscar Niemeyer. 

 


Ver obras

Tiago Amorim

Sebastião Wilson Ferreira de Amorim | Limoeiro, PE (1943). Pintor, desenhista, escultor, ceramista, gravador e pesquisador. Mistura elementos da arte popular com figuras retiradas da natureza. Trabalhou em vários locais no estado de Pernambuco, incluindo Tracunhaém. Atualmente mora e tabalha em Olinda, PE. 


Ver obras

Athos Bulcão

Athos Bulcão | Rio de Janeiro, RJ (1918) - Brasília, DF (2008). Foi um pintor, escultor, desenhista e artista brasiliero. Sua obra potencializa a arquitetura ao trabalhar as relações entre o espaço projetado e a paisagem. Seus azulejos se destacam pela modulação e o grafismo com base nas formas gemométricas. Seus painéis fazem parte de muitos edifícios modernistas brasileiros e notabilizam-se pelo equilíbrio entre arte e arquitetura.

 


Ver obras

Paulo Neves

Paulo José Neves de Oliveira | Recife, PE (1935). Natural de Pernambuco, tem atuado nas artes plásticas desde 1962. Estudou Pintura e Escultura no Curso de Belas Artes - UFPE. Realizou exposições individuais em espaços culturais do Recife e participou de diversas coletivas em galerias, museus e centros de arte do Brasil e do exterior. 


Ver obras

Ricardo Andrade

Ricardo Lima de Andrade | Cabo de Santo Agostinho, PE (1953 - 2008). Artista plástico que iniciou sua carreira artística em 1968, na escola de artes de Olinda, PE. Possui diversas obras em edifícios residenciais e comerciais em Recife, Caruaru e Serrita, PE.


Ver obras

João Câmara

João Câmara Filho | João Pessoa, PB (1944). Pintor, gravador, desenhista, artista gráfico, professor e crítico. Sua obra artística consiste em traduzir, plasticamente, uma visão crítica da sociedade. Seus trabalhos dialogam com a história política brasileira, com a arte e a mitologia. 


Ver obras

Autor desconhecido

Autor desconhecido


Ver obras